Logo

Sua nova clínica odontológica em Florianópolis/SC


Icon

Telefone

(48) 3269-2010

(48) 99911-6211

Icon

Email

marciocercato@hotmail.com

Icon

Localização

Rod. SC 403, 6477, sala 07, Ingleses, Florianópolis/SC

Agende sua consulta

E tenha um atendimento de excelência

Aparelho ortodôntico na infância

Na infância é possível perceber os problemas de má oclusão na arcada dentária, geralmente causados pelo uso de chupeta.
Com isso, o uso do aparelho ortodôntico torna-se fundamental para tal correção.

Ainda nessa fase da vida, o tratamento ortodôntico terá a finalidade de harmonizar o sorriso em um processo seguro e confiável, justamente por ser na infância o momento mais adequado de intervir na dentição.

Há uma dúvida grande dos pais quanto a necessidade ou não da criança usar o aparelho ortodôntico, no momento da troca da dentição dos dentes de leite para o permanente.

Mesmo que esteja ocorrendo a troca da dentição dos leites de leite para os permanentes, o uso do aparelho ortodôntico pode previnir futuras complicações na fase adulta, proporcionando, por exemplo, para que o crescimento da arcada dentária ocorra de forma simétrica.

Por que colocar o aparelho ortodôntico na infância ?

Um dos aspectos mais importantes é o da prevenção à  futuros danos, especialmente quanto aos prejuízos no desenvolvimento dento-facial.

Em princípio, o uso do aparelho ortodôntico na infância n]ao é apenas para desentortar os dentes, mas também para corrigir problemas nos ossos da face, que, no futuro, poderão prejudicar todo o posicionamento dos dentes permanentes.

Além disso, o aparelho ortodôntico na infância poderá contribuir na correção dos problemas como: mordida cruzada, projeção do maxilar, postura da língua e demais problemas esqueléticos.


Normalmente o tratamento ortodôntico infantil é dividio em duas fases, muito embora os casos podem ser distintos.
A primeira tem como objetivo principal a ortodontia preventiva ou interceptiva em que, geralmente, tem uma duração de 18 meses, em que o dentista irá buscar uma adequação das bases ósseas da criança.

Já na segunda fase, o tratamento será de correção com o uso do aparelho ortodôntico voltado para o reposicionamento dos dentes, durante esta fase em torno de 18 até 36 meses.

Vale mencionar que antes de qualquer decisão é extremamente necessário uma avaliação do dentista para entender especificamente cada caso.

 

 

Arte Sorriso,
dentista no bairro Ingleses. A clínica do aparelho.
Dr. Márcio Cercato

3269 2010