(48) 3269-2010
(48) 99911-6211
marciocercato@hotmail.com
Rod. SC 403, 6477, sala 07, Ingleses, Florianópolis/SC
Cárie nas crianças, saiba como detectar.
É importante saber exatamente como a cárie começa na criança. Independente da idade e do tipo de dente, seja de leite ou permanente, a cárie é um inimigo para a boca de toda criança.
A partir da erupção do primeiro dente, por volta dos 06 meses de idade, a criança já pode ser atacada por cáries. Essa doença infectocontagiosa não é uma mera cavidade feia e esquisita no dente que somente a simples escovação irá destruí-la. É preciso compreender que no interior da boca trava-se uma batalha silenciosa: do açúcar. Presente nos restos dos alimentos que ficam na boca e se junta a uma película de saliva que fica sobre os dentes, onde vivem as bactérias, inclusive a causadora de cárie. Essa coletânea de bactérias, juntamente com o resto dos alimentos que fica aderida nos dentes é chamada de placa bacteriana, uma espécie de pasta que fica colada nos dentes.
Quando não é escovado os dentes da criança e deixa essa pasta no esmalte do dente, as bactérias presentes liberam ácidos que começam a destruí-lo (Só pra lembrar o processo da cárie ocorre exatamente da mesma forma tanto em dentes de leite como em dentes permanentes).
O resultado dessa equação não é nada bom: bactérias + resíduos de alimentos = placa bacteriana = desmineralização do dente. Pronto. Começa o processo de surgimento da cárie.
Muitos acham que a cárie começa como um buraco no dente, formando uma erupção de cor acastanhada ou preta, no entanto, não é exatamente assim e isso é importante saber: quando o buraco fica visível é porque já existe um processo avançado da doença cárie. Na verdade, a cárie se inicia no momento em que surge uma mancha branca opaca no esmalte do dente, que é facilmente detectada pelo dentista, mas nem sempre é percebida pelos pais.
Veja a importância de levar as crianças regularmente ao dentista?
A cárie não tratada no momento certo pode gerar uma infecção, que pode ocasionar, por sua vez, até mesmo a perda do dente, mesmo que não seja ainda o momento de aquele dente cair.
Arte Sorriso, dentista nos Ingleses, Florianópolis.
Quando usar aparelho ortodôntico: VEJA