Logo

Sua nova clínica odontológica em Florianópolis/SC


Icon

Telefone

(48) 3269-2010

(48) 99911-6211

Icon

Email

marciocercato@hotmail.com

Icon

Localização

Rod. SC 403, 6477, sala 07, Ingleses, Florianópolis/SC

Agende sua consulta

E tenha um atendimento de excelência

Dia 29 de Agosto - dia Nacional de Combate ao Fumo

No dia 29 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumode acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. O tabagismo pode desencadear cerca de cinquenta problemas de saúdedentre os quais, destacam-se: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio; impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes. Estima-se que 90% das pessoas que desenvolvem câncer de pulmão apresentem como fator responsável o fumo, sendo importante destacar que as chances de cura para essa doença são bastante baixas.

O uso constante de tabaco é um fator de risco para uma série de doenças bucais, os principais danos à  boca causados pelo fumo são: o câncer bucal, a doença periodontal e a halitose, manchas nos dentes, língua e mucosas. As defesas do organismo diminuem, tanto sistêmicas quanto locais, o que prejudica a cicatrização de feridas e a osteo-integração de implantes dentários. Uma das causas de mau hálito são os produtos da combustão do tabaco, os odores da fumaça inalada são expelidos durante a fala e a respiração. O uso de cigarro, charuto, cachimbo, maconha ou tabaco mascado, juntamente a uma má higiene da boca, da língua e à  presença de doença periodontal, torna o hálito desagradável.  

Mais importante que tratar é prevenir e nisso, o dentista está ciente de sua importância  como profissional de saúde, sempre colaborando com campanhas antitabagistas e fazendo o diagnóstico precoce de lesões bucais, aumentando, assim, a chance de cura dos pacientes e diminuindo as sequelas dos tratamentos. O fumante deve realizar visitas ao dentista periodicamente, fazendo um acompanhamento dos dentes, gengivas e principalmente da mucosa bucal. Existem tratamentos periodontais e restauradores para limitar os danos causados pelo cigarro e pela má higiene bucal. As manchas nos dentes podem ser removidas por limpeza profissional e clareamento dental, desde que o paciente pare de fumar.

Cuide de sua saúde bucal, o cigarro é um eterno inimigo.

Arte Sorriso, Clínica odontológica nos Ingleses, Florianópolis.

Dr. Marcio Cercato.