(48) 3269-2010
(48) 99911-6211
marciocercato@hotmail.com
Rod. SC 403, 6477, sala 07, Ingleses, Florianópolis/SC
Higiene bucal dos brasileiros é preocupante
De acordo com pesquisa Nacional de Saúde divulgada pelo IBGE, 1 em cada 10 brasileiros, ou seja, 16 milhões de pessoas, não tem nenhum dente. Bem maior é a proporção de quem não cuida da boca, quase a metade dos brasileiros, 47 %, não usa pasta de dente, escova ou fio dental.
Segundo a pesquisa, os homens usam menos os artigos de higiene bucal que as mulheres. Enquanto 57,1% delas declararam os cuidados com a boca, 48,4% dos homens afirmaram usar escova, pasta e fio de dental.
Há diferença no uso desses artigos de higiene conforme o nível de escolaridade. Enquanto 83,2% das pessoas com nível superior usavam os três, o percentual cai para 29,2% entre a população sem instrução e com ensino fundamental incompleto. Entre os brasileiros que concluíram apenas o ensino fundamental, 52,6% usam pasta, escova e fio dental, taxa que sobe para 69,7% na população com ensino médio.
O IBGE divulgou ainda que mais da metade dos brasileiros não troca as escovas de dente com menos de três meses de uso. Segundo a pesquisa, 46,8% substituem o artigo com menos de três meses.
A maior parte dos brasileiros considera a saúde bucal ótima ou muito boa (67,4%). Os percentuais são maiores nas regiões Sudeste e Sul, com 72,2%, e cai para 58,8% no Nordeste.
Problemas dentários causavam um grau intenso ou muito intenso de dificuldade para se alimentar em 1,5% dos brasileiros.
A busca por atendimento odontológico também foi verificada pela pesquisa, que concluiu que 44,4% dos brasileiros procuraram um dentista nos doze meses anteriores. A região Sul lidera essa estatística, com 51,9%, seguida pelo Sudeste, com 48,3%. No Norte, o percentual é o menor do país, de 34,4%.
Esse assustador dado revela que tamanha despreocupação ou falta de acesso à informação e atendimento de grande parcela da população na higiene bucal.
Os cuidados com a higiene bucal são importantes porque a boca é o órgão receptor dos alimentos. Dentes fortes e boca saudável: é sinônimo de boa alimentação, higiene constante e bem feita. Dessa forma, é possível concluir que quando alguém se alimenta bem e tem hábitos de higiene bucal corretos, ela evita doenças como a gengivite, as cáries e o incômodo mau hálito.
Além da questão estética, os cuidados com os dentes garantem uma dicção correta (a forma de pronunciar as palavras) e uma mastigação mais benéfica. Os cuidados devem ser diários, a escovação deve ser feita pelo menos três vezes ao dia e o fio dental tem que ser usado em seguida.
Esses hábitos são preventivos; através deles é que evitamos as doenças bucais que causam a perda dos dentes. Eles devem ser adquiridos na infância e as crianças devem entender a importância de fazer todos esses procedimentos e os pais precisam levá-las frequentemente ao dentista.
Preocupe-se com sua saúde bucal, mantenha visitas periódicas ao dentista.
Arte Sorriso
Dentista em Florianópolis, Ingleses
Aparelho Ortodôntico - VEJA AQUI como ele pode corrigir seus dentes.