Logo

Sua nova clínica odontológica em Florianópolis/SC


Icon

Telefone

(48) 3269-2010

(48) 99911-6211

Icon

Email

marciocercato@hotmail.com

Icon

Localização

Rod. SC 403, 6477, sala 07, Ingleses, Florianópolis/SC

Agende sua consulta

E tenha um atendimento de excelência

Pipoca presa no dente resulta em operação no coração

 

Essa história curiosa aconteceu na Inglaterra com Adam Martin, que ao tentar remover a casquinha da pipoca que estava presa entre os dentes, machucou a gengiva.

O que não passava de uma simples remoção entre os dentes ganhou ares maiores e preocupantes, levando Adam  ao hospital para fazer uma cirurgia o coração por conta do alimento.

Adam contou que ficou tão incomodado com o milho preso no dente que, ao invés de optar por fio dental e escovação, preferiu cutucar a gengiva com diversos objetos, como uma tampa de caneta, um pedaço de arame e até um prego.

Apesar de ter conseguido remover o que lhe incomodava, Adam começou a sentir uma dor terrível e, algumas semanas após o ocorrido, apresentou sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo suor noturno, fadiga e dor de cabeça.

Ao ser examinado, Adam recebeu o diagnóstico de sopro no coração decorrente de uma infecção bacteriana conhecida como endocardite. Esta ocorre quando bactérias entram na corrente sanguínea e são transportadas até o coração do hospedeiro.

Após a cirurgia, Adam passa bem.

 

 

Infecções bucais não tratadas podem gerar problemas cardíacos

 

Um estudo divulgado em julho pela American Heart Association, uma espécie de associação cardíaca dos Estados Unidos, apontou que problemas de saúde bucal podem estar na origem de muitos males cardíacos. Segundo a pesquisa, problemas cardiovasculares como aterosclerose (artérias entupidas) e acidente vascular cerebral (AVC), muitas vezes, são ligados a inflamações provocadas por bactérias bucais.

O estudo é mais um elemento a comprovar o que profissionais da área da saúde já defendem com unhas e dentes: uma boa saúde geral começa pela boca. Além do impacto dos alimentos e das bebidas que ingerimos em nosso dia a dia, nosso organismo torna-se mais vulnerável a infecções e outros problemas à  medida em que negligenciamos questões como a higiene bucal e os cuidados com as gengivas e a língua.